BIOMETRIAS


Entre 2009 e 2015 trabalhei nesta série de desenhos e pinturas que intitulei de "BIOMETRIAS".  A  primeira exposição com obras desta série foi no Centro Cultural da Malaposta em 2011. Foram composições baseadas em formas que se aproximavam ou inspiravam nas formas mais pequenas de tudo o que é vivo, a célula, e no mundo não visivel e aberto à imaginação. Foram sendo apresentados outros resultados deste percurso em exposições coletiva e duas individuais até 2017.



"Uma exposição com o título, BIOMETRIAS, poderá levar a pensar tratar-se de algo relacionado com o mundo forense. Medir a vida, nas suas mais extraordinárias maneiras, de a auscultar, envolveria muitos especialistas. E só assim se poderia apresentar um resultado dessa medição.
Mas não. Esta exposição é de um só. Um só que trata a matéria e o material com utensílios manuseáveis. E com fantasias construídas a partir de matérias modificadas em material. Um só que se propõe medir o que é imensurável: os muitos modos de sentir.
As cores que Eduardo Abrantes vem apresentando, ao longo do tempo, são inconfundíveis. Quando no seu trabalho se vê: um azul; um vermelho; um amarelo; um preto ou um branco (e todas as suas combinações) sente-se que têm um brilho e uma profundidade muito invulgares.
O modo de trazer as formas ao encontro do observador (e nesse jogo de enredar aquele que faz e o que efabula ao observar e ver) também propõe uma maneira diversa de nos relacionarmos com as suas matérias.
Na pintura e no desenho, de Eduardo Abrantes, as formas aparentam ter uma aura. Há como que uma alma nas coisas representadas. Apresenta a matéria como a coisa mais ínfima. A coisa não visível versus a coisa vista. As formas electrizantes, que tanto são manchas de cor como objectos dissolvidos no universo real do irreal, encafuam a matéria, o que leva a fantasiar que estamos perante uma nova disciplina de medição a que daríamos o nome de Formametria.
Outra constante no trabalho de Eduardo Abrantes é o de se sentir as suas obras por pedaços. Queremos com isto dizer que nelas encontramos pedaços abstractos a conviverem com pedaços realistas sem que se anulem um ao outro. Tudo isto em harmonia. Cromática e formal. Há como que um pulsar destes aspectos virginalmente opostos mas que aqui se completam. Vislumbra-se, também, a síntese dos diferentes momentos da pintura. Há ainda, nestas obras, a representação do orgânico e do inorgânico. A coisa viva e a coisa produzida. Construída. Há, por fim, a consciência de que tudo o que se fixa num suporte, com o tempo, venha a ser transformável. O que nos leva a pensar que este trabalho de Eduardo Abrantes poderá, um dia, vir a ser classificado por Biofantasia. "      

Amadora, Dezembro de 2011
José Mourão




DESENHO


1
2


3
4



5
6
7
                                     


8

9
10
11
   


12
13
14
15
17
16
18
19








20

21

PINTURA


30



31

32

33

34

35

36
37







38

Sem comentários:

Enviar um comentário